sábado, 31 de dezembro de 2016

Tuna Skinner

Concluí recentimente esta faca skinner (para remover o couro de animais) baseada em uma faca que havia feito em 2011. O nome, desta vez, remete ao seu formato compacto e curvado, similar a um atum. Trata-se de uma lamina larga e curta (10cm x 5cm) com um falso fio no dorso, feita de aço 6150. Este aço é similar ao 5160 porém possim mais cromo e menos carbono. Mesmo assim, é perfeitamente temperável, como o 5160. A faca foi feita apenas por desbaste e a lâmina é fina para garantir um bom corte sempre.

This is the skinner knife I made recently based on a similar piece produced in 2011. The name makes reference to the compact and curved shape of a tuna. Is it a wide but short blade (about 4" by 2") and a false edge made of 6150 steel. This steel is similar to the 5160 but has a higher amount of chromium whereas it has a smaller quantity of carbon. However, the quenchablility is similar to the 5160 steel. The shape was obtained just by stock removal process and the edge of the blade was kept thin to ensure great cutting power.


Como é comum nas facas skinners, o comprimento dessa peça é reduzido e por isso a geometria do cabo é bastante anatômica para garantir firmeza ao segurar a faca. A guarda e pinos são de aço inoxidavel e a empunhadura é feita de talas de Angico Preto.

  Just like most skinner knifes, the overal lenght is reduced and, therefore, the shape of the handle was designed to fit the fingers and grant a good grabbing. The bolster and pins are made of stainless steel and the handle is made of Angico Preto scales.

5 comentários:

  1. Você ainda produz essa faca? Seria possível passar as medidas dela?

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo, você ainda produz essa faca? Se possível, gostaria de mais detalhes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Milton. Me desculpe a demora para responder. Era para o blog me avisar por e-mail mas não está funcionando aparentemente. Sim, eu posso produzir uma peça similar. Por favor, me envie um e-mail em rslcutelaria@gmail.com que passo mais detalhes!

      Excluir
    2. Olá Milton. Me desculpe a demora para responder. Era para o blog me avisar por e-mail mas não está funcionando aparentemente. Sim, eu posso produzir uma peça similar. Por favor, me envie um e-mail em rslcutelaria@gmail.com que passo mais detalhes!

      Excluir